condicionamentos...


Perante um estímulo acontece uma resposta. Numa sequência de estimulo/ resposta acontece um reflexo que tem como objectivo manter o bom funcionamento do ser humano (é que os reflexos que são condicionados formam novas conexões sinápticas, inicialmente temporárias e a seguir duradouras, pois são reflexos "aprendidos" e podem ser excitadores ou inibidores). Ou seja, activamos os pipinhos.

Encontramos reflexos em todos os sistemas: nervoso, endócrino, muscular, respiratório, digestivo, reprodutivo e até mesmo nas respostas emocionais reflexas. Ok, esta é uma boa explicação para melhor entenderem de como um ser humano pode ser condicionado através de um estimulo. Este estímulo pode ser dado por outro ou pelo próprio.

Contudo, não pretendo divagar sobre comportamentos nem estímulos nem condicionamentos, gostava de dividir convosco a música.

Como gaija atenta que sou do meu “eu” dou por mim a ser “controlada” por musica, este estimulo tão especial que faço questão de dar a mim mesma, neste caso especial foi-me dado por alguém.

Claro que é um condicionante agradável, dependendo do contexto da coisa é claro. Quase de certeza que uma musica vos faz lembrar alguém que vos deixou, alguém que amaram, algum momento feliz ou algum momento menos bom. A isto se chama condicionamento.

Após esta conversa toda era só para dividir com vocês que nunca pensei que uma musica me fizesse lembrar alguém que não conheço. Estranho não é? Mas esse alguém estava rodeado de palavras e de música. Sempre o li com prazer ao som das melodias que deixava. As suas palavras sempre estiveram associadas a uma melodia.

Este alguém nunca esteve e nunca estará presente na minha vida e quando me cruzo com uma das músicas que me são familiares revejo palavras que li e o sentido que para mim faziam, esboço sorrisos pelas melodias e penso… Estranho associar melodias a alguém que não se conhece.

A mente tem contornos estranhos???… Não. Tem estímulos, condicionamentos, relexos e uma catrefada de coisas!!! E para sempre esse alguém irá ficar gravado em mim naquelas melodias ;)

Comentários

Violeto disse…
Por estas e por outras é que eu estou apostado em acabar com a minha mente. Nem que seja à cabeçada.
Jiminy_Cricket disse…
Oi violeto,

Bem vindo ao quintal ;)

Tens sempre a bela desculpa "ai e tal vamos andar de patins em linha" depois assim sem mai nem ontem "ups, bates com a mente num muro qualquer".. que achas?

Era só uma hipótese, não sei! assim meio disfarçada ;)

beijos
Anónimo disse…
Olá Jiminy,
acabei de almoçar nos Hare Krishnas da estefania, é sexta, e ontem perdemos com a alemanha, estou com sono e ligeiramente ressacado...
Acabei de ler o teu texto e tenho que confessar que me sinto burro!!! não percebi nada... ou eu estou lento ou tu estás rápida!!! lol
lanço-te um desafio, resumir numa frase o post "condicionamentos"...

Beijinhos,

Miguel
Anónimo disse…
Voltamos à música...tema muito de meu agrado!! Ultimamente mais ainda... há mto q ñ sentia esta necessidade/vontade ao dito condicionamento...ando a pensar demais e a música ajuda-me a isso mesmo: sonhar, divagar, fantasiar... volto a sentir-me com 15 anos...inclusivé no significado da música...ai ai ai!
Bjs directos de Amesterdam.
Violeto disse…
Já aconteceu essa de bater com a mente no muro moçoila.

Beijos directos de Alhadas.
Miss Daisy disse…
É por isso que a Música faz parte da Daisy e a Daisy da Música e os mundos se entrecruzam!...

Porque condiciona e o condicionamento não é necessariamente desfavorável; porque estimula; porque traz ou leva recordações; porque faz viver, com tudo o que isso implica.
Jiminy_Cricket disse…
Oi Migas.

Resumindo:

existem estimulos (como a musica) que nos condicionam e levam a um reflexo. Neste caso a musica foi estimulada por alguem que me leva a uma resposta reflexiva de me lembrar desse alguém quando oiço certas musicas.

Ok, não foi numa frase mas espero que esteja melhor ;)

beijos
Jiminy_Cricket disse…
Oi amiga de Amesterdam,

E hoje lá vamos para a Party free on the beach.... mais música na tua vida ;)

jus
Jiminy_Cricket disse…
Oh violeto,

mas só bater uma vez não vale, certo? não estás apostado em acabar com a tua mente?... Vá lá, mais uns esbarranços com o muro e isso vai, melhor do que à cacetada ;)

Eh pa! apesar de não concordar contigo e achar que a devias de manter ;)

beijos directos da downtown da PSA
Jiminy_Cricket disse…
Ai biga,

Quem te conhece sabes que és música.

Ela é moçoila para bailar no meio da rua, no carro, antes de adormecer, para cantar enquanto caminha, pinta, joga, e tudo e tudi e tud e tudi (gaita hoje tou com o tudi, bahhhh!)

jus
Moyle disse…
espera lá então, a ver se eu percebi:

- sempre que passa uma certa e determinada música tu começas a salivar?
Miss Daisy disse…
Moyle, My Man, On behalf of Pavlov himself!

:))) Aahahahahahahahahah!!!!

I wouldn't put in a better way!!!
Jiminy_Cricket disse…
Oi Majestade,

Engano meu caro,

só salivo depois de lembrar do moço ;)

Ou seja, o estimulo é a musica a resposta não é salivar A resposta é a lembrança do moçoilo. E sim, essa lembrança é que me faz salivar ;)

Mensagens populares deste blogue

Conversas de Nível 1 no Grau de Inteligência!

Entaladela?!?!????