Apeteceu-me...


Falar de coisas sérias...


Devido às minhas pesquisas profissionais dei de caras, não literalmente, com um artigo sobre uma patologia (não aceite pelas entidades devidas). Ou seja, alguém, se lembrou que existia e toca lá de falar sobre o assunto “ai e tal porque deve ser isto”.


O artigo em si falava de algo, que profissionalmente para mim até faz sentido “síndrome de Don Juan” e lá descreve a pessoa indicada como o narcisista de topo, que tem todas as características de um Don Juan. Isto é, o importante é a conquista, não nutre preocupação pelos sentimentos do outro e os bla, bla, bla do costume. Estando a malta a ler e lembrando-me bem do Don Juan, o que me ficou sempre gravado é que o moçoilo adorava a sedução e a paixão. Após a conquista perdia o interesse pela pessoa.


Ora bem, estando eu numa sala a escutar pessoas e ouvindo daqui e dacolá (especialmente às quartas, que deixou de ser às quintas) verifico que o povo realmente tem os conceitos de “estar apaixonado” e “amar” todos trocados. Penso que em muitos deles os conceitos ficaram mal gravados (claro na infância). Ou não entenderam o que era o amor (porque não o presenciaram pelos pais) ou realmente também não lhes foi explicado. Por outro lado muitos definem “amor” com a descrição da “paixão”. Ou seja, para muitos, depois da paixão expirar o prazo deixam de “amar” o outro.


Como o conceito esta mal gravado, o importante é estar sempre apaixonado, pois é assim que sentem “o amor” e por muito que tentem não conseguem ficar com a pessoa pela qual a paixão morreu.

E pergunto eu ao senhor do artigo… Isto é um Síndrome? Nã! Penso mais que são valores mal passados que deixam adultos enfaralhados dos pipinhos e depois “ai e tal não sei que faça da minha vida, porque amo-a mas não a quero”.

E continuo a recomendar o poema de Fernando Pessoa “Não te Amo” Está lá tudo.

Comentários

Goncalo disse…
bom post!!!!
o pior é que sou um bocadinho assim...gosto da conquista....depois canso-me ou apetece-me mais umas noites de astronomia...oh well...podia ser pior : )
bos amiga!!!
Moyle disse…
lá está, um manual de instruções vinha mesmo a calhar. para quem não cresceu a direito ainda ter hipóteses de se ir podando em termos afectivos.
Jiminy_Cricket disse…
Alo Gonçalo ;)

podia ser bem pior ;)

jus
Jiminy_Cricket disse…
Alo Majestade ;)

Ainda escrevo um Manual de Instruções para Adultos que desejam crescer direito em afectos ;)

jus

Mensagens populares deste blogue

Conversas de Nível 1 no Grau de Inteligência!

Entaladela?!?!????