Pão por Deus...


Cada vez gosto mais do povo Português!!! (ao contrário, claro).


A tendência é "sugar" as tradições dos outros povos e esquecer as nossas. Ou seja, o nosso carnaval está cada vez mais brasileiro, os gangs portugueses são mais parecidos com os gangs franceses, o dia de S. Valentim (que não sei a quem fomos raptar) está cada vez mais enraizado e até a gaita do Halloween veio para ficar.


Quando cheguei a Portugal (há 400 anos atrás) a nível cultural passei por vários (ainda passo) choques culturais. Contudo, houve algo que, como criança , adorei descobrir. O dia de todos os Santos!


Sem saber o significado do dia, e estando eu em Leiria, fui convidada por um bando de miudos (como eu) de irmos pedir o Pão por Deus! Lá fui e adorei vir para casa com pãezinhos, doces e trocos no bolso!


Se em Portugal existe esta tradição porque se comemora a tradição dos outros???????? E hoje, já pegou na sua criança e foi pedir o Pão por Deus?!?!?! Claro que não!

Comentários

Moyle disse…
O pão por Deus é de um tempo em que demasiada gente andava com mais Deus do que pão na boca. tirando isso, parece-me que tinha mais piada do que abóboras escarafunchadas :)

na minha terra chamava-se andar aos "bolinhos e bolinhós" (primeiro verso de uma cantilena que rimava e que a putalhada cantava porta a porta)
Goncalo disse…
na minha terra não se chama nada...quem tem pão é deus LOL...nasci em lourenço marques, moçambique hahahahaha
ps - nunca tinha ouvido falar de mão por deus....ja pao de deus...gosto

Mensagens populares deste blogue

Conversas de Nível 1 no Grau de Inteligência!

Entaladela?!?!????